Em noite de música e talentos, Hashioka homenageia artistas sul-mato-grossenses com Medalha Tom do Pantanal
Postado 27/11/2024 10H25
Em noite de música e talentos, Hashioka homenageia artistas sul-mato-grossenses com
Medalha Tom do Pantanal
A música é a manifestação da alma. Em homenagem às pessoas que fazem dela sua profissão e sua motivação de vida e para comemorar o Dia do Músico, celebrado em 22 de novembro, o deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil) realizou a Sessão Solene de entrega da Medalha Tom do Pantanal – Arara Azul, na noite de terça-feira, 26, na Assembleia Legislativa.
Vinte e oito artistas, duplas ou grupos musicais dos mais diversos gêneros foram homenageados durante o evento, que contou as apresentações do harpista Fabio Kaida, dos cantores Santhiago Filho, Crys Sanfona e Zé Antunes, e da intérprete e compositora Thauanne Castro. No saguão principal, os convidados foram recebidos com o chamamé de raiz do músico e instrumentista David Junior e com a exposição “Dó-Ré-MIS Mulheres na Música de MS”, com uma rica imersão na arte musical produzida por mulheres sul-mato-grossenses.
A solenidade é uma maneira de prestar reconhecimento a esses profissionais por sua contribuição à cultura sul-mato-grossense na construção da sociedade, ao transmitir o dom de emocionar, divertir, comunicar e unir pessoas e grupos.
Para Hashioka, a Medalha “Tom do Pantanal – Arara Azul” vai além de uma simples homenagem. “Ela é um tributo a tudo o que nos define como sul-mato-grossenses: um povo plural, que, através da música e das belezas naturais que nos cercam, carrega no seu cotidiano o instinto de proteger e preservar o nosso bioma”, afirmou o proponente da sessão. “O evento celebra o Pantanal em sua mais pura essência: uma terra onde a música se entrelaça com a natureza, transformando sons e paisagens em memórias que transcendem o tempo”, acrescentou.
Ao render reverência aos homenageados da noite e tendo o Pantanal como protagonista e fonte de inspiração da cultura sul-mato-grossense, Hashioka destacou o papel da ex-deputada estadual Dione Hashioka ao instituir a premiação em 2010 como forma de valorizar nossas raízes. “Sua iniciativa garantiu que, ano após ano, os artistas de nossa terra fossem reconhecidos e celebrados por suas contribuições. Afinal, proteger o Pantanal é também preservar as canções que nascem dele, as histórias que nele se inspiram e a cultura que dele brota”.
Ao agradecer o apoio e valorização da arte à Associação Cultural de Violeiros e Violeiras de MS, ao Sindicato dos Músicos, Autores e Técnicos de Mato Grosso do Sul, à Ordem dos Músicos do Brasil – Seccional MS, à União dos Músicos de Mato Grosso do Sul, à Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, bem como à Fundação de Cultura do Estado, o parlamentar parabenizou a trajetória dos homenageados. “Como diria nosso poeta maior, Manoel de Barros: ‘Meu quintal é maior do que o mundo.’ Que a força da música e a majestade do Pantanal continuem a ser os horizontes que nos orientam e nos transformam e que suas contribuições sigam sendo um legado de inspiração”, concluiu Hashioka.
Representando os agraciados da noite, o cantor e compositor Jerry Espíndola, agradeceu aos deputados pela homenagem. “Vocês são nossos representantes, pessoas importantes na vida da gente, e vocês dedicarem esse prêmio, essa noite, esse momento para os músicos de Mato Grosso do Sul realmente é uma coisa que nos emociona muito”.
Para o músico, trata-se de um reconhecimento da valorização de todo o trabalho ao abraçarem a profissão de músico. “Seguir essa carreira não é fácil, ficamos distante da família muitas vezes. É uma vida louca mesmo, mas que nos proporciona momentos bonitos como este, vendo tantos músicos importantes serem homenageados. Só temos a agradecer por essa noite maravilhosa, essa medalha linda, essa iniciativa da nossa Assembleia. Estamos muito felizes e agradecemos muito”, destacou Jerry Espíndola.
A chefe de gabinete da Fundação de Cultura do Estado de Mato Grosso do Sul, Giovana Corrêa Ferreira, parabenizou a iniciativa e enalteceu os músicos sul-mato-grossenses. “Estou representando o Governo do Estado e é um grande prazer estar aqui hoje porque eu respiro música. É um dia muito festivo. Vocês são muito importantes, pois o que seriam das nossas vidas sem vocês, sem a arte e sem a música”.
A Medalha Tom do Pantanal – Arara Azul
Proposta pela ex-deputada Dione Hashioka, a Resolução 12/2010, de 27 de abril de 2010, instituiu a Medalha Tom do Pantanal – Arara Azul, que é outorgada anualmente ao músico, dupla ou grupo musical regional dos mais diversos gêneros e que se destacaram por seu talento e atuação em difundir o nome do Estado de Mato Grosso do Sul para conhecimento nacional ou internacional.
Constituída de Medalha e Diploma, a honraria foi entregue a 28 destaques do cenário musical de Mato grosso do Sul. Os homenageados de Hashioka foram Anderson Alvarenga, Crys Sanfona, David Junior, Edilson Aspet de Azambuja, Fabio Kaida, Jerry Espíndola, Rafaela Amarilha, Talles & Rafael – Os Gordinhos, Thauanne Castro e Zé Antunes.
Os outros agraciados pela medalha foram Suleiman Amin Yehya, Lenilde Ramos, Luiz Carlos Colman, Janaynna Targino da Silva Dias, Rapha & Léo, Mayck e Adriano, Keyla Brito, Danyelly Vicente Duarte, Fábio Cunha, Brenno Reis & Marcos Viola, Paolla, João Camaleão, Nathalia Barros Corrêa, Simona, Flávio Guedes, Ozéias Francisco do Carmo, Zé Paulo e Rafael, e Carlos & Alessandre.
Adriana Viana/Assessoria Parlamentar
Categoria: